Nova Londrina, movida a cana, chega aos 68 anos de emancipação

Nova Londrina, movida a cana, chega aos 68 anos de emancipação
Unidade do Sesc / Senac

(da Redação)

Nova Londrina comemora 68 anos de emancipação política e administrativa no dia 15 de março, mas a Prefeitura organizou uma programação especial nos dias 11 e 12, aproveitando o final de semana. Na Praça da Matriz teve Praça de Alimentação e Parque de Diversões. No dia 11 aconteceu o show do grupo Saída de Emergência e DJ Diogo Andrade. No dia 12 quem se apresentou foi Luan Pereira, acompanhado pelo DJ Giovany Gigliolli.

Conhecida como “Rainha do Noroeste”, a cidade foi desmembrada de Paranavaí e tem uma área territorial de 271 km2, estando a 345 metros de altitude. A grande produção local é de cana-de-açúcar. Conforme dados do Ipardes a cultura ocupa uma área de 6.789 hectares. Depois vem a mandioca (472 hectares) e o soja. A produção leiteira é expressiva.

O parque industrial sedia uma unidade da Destilarias Melhoramentos, com capacidade de moagem superando 2 milhões de toneladas. Também está ali a Cooperativa Cocamar que, em 2017, absorveu a antiga cooperativa Copagra.

Duas construções que impressionam são a Igreja Matriz São Pio X e a unidade do Sesc / Senac. Esta, construída em terreno de mais de 17 mil m2, tem área construída de 2.196,45 m2 divididos entre salas de aula, cozinha didática, biblioteca, academia, campo de grama sintético, para atender os 14 municípios da região.

Igreja Matriz de S. Pio X
Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.