O tão falado arroz tem sua “capital” no Paraná em Querência do Norte

O arroz, um dos símbolos atuais da inflação e que, na internet, virou até engaste de muitos quilates em anéis de ouro, depois de lapidado, tem, no Paraná, o seu maior produtor em Querência do Norte. O município que, segundo o Ipardes, tem uma área territorial de 1.008 km2, planta arroz em 6.500 hectares, só perdendo em área para o soja (8.902 hectares) e o milho (8.500 hectares). A produção, feita por cerca de 200 produtores, passa das 90 mil toneladas, 25% de toda a produção paranaense.

E o arroz anualmente faz a festa em Querência. Sempre no mês de Setembro, é realizada a Festa do Arroz, com intensa participação da comunidade. Este ano, por causa do coronavírus, não vai acontecer a 38ª. edição.

O município é considerado a “Capital do Arroz Irrigado” e “Pantanal Paranaense” e se destaca pelo desenvolvimento tecnológico na produção arrozeira.

O encontro dos rios Ivaí e Paraná forma um alagado onde a plantação do arroz irrigado é a protagonista pela abundância de tuiuiús e garças atraídos pelos grãos.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.