Palmeira busca IG – Indicação Geográfica – para o Porco Moura 

Palmeira busca IG – Indicação Geográfica – para o Porco Moura 
Porco Moura, de raça quase extinta para maravilhar os gourmets

(Da Redação)

Grupo gestor do Porco Moura esteve reunido no dia 26 na Prefeitura de Palmeira para elaborar um planejamento estratégico visando resgatar os valores da raça nativa. A cidade de Palmeira poderá receber a indicação geográfica (I.G) do produto, e em seguida o Sebrae realizará um workshop para abordar o conceito de indicação geográfica, sua importância para o desenvolvimento local, turismo sustentável e espécies relacionadas.

A iniciativa de reunir o grupo e resgatar a cultura, promovendo o turismo e oferecendo uma alternativa de renda para os produtores, partiu da empresária Rosane Radecki, proprietária do restaurante Girassol. Ela procurou a Prefeitura Municipal de Palmeira e o Sebrae para desenvolver e executar o projeto.

A reunião contou com a participação da Zootecnista Juliana F. Borges de Freitas e da Médica Veterinária Caroline Marie Sundin de Paula, representando a Prefeitura de Palmeira. Além delas, estiveram presentes Rosane Radecki, proprietária do Restaurante Girassol, juntamente com representantes do Sebrae, da Universidade Estadual de Ponta Grossa e de forma virtual o representante da CR Agro Consultoria.

O Porco Moura

Os porcos da raça Moura foram trazidos para o Brasil pelos jesuítas portugueses e espanhóis durante o período das Missões Religiosas no período colonial, entre 1.500 e 1.700.

Se deram bem nos Campos Gerais porque, como são criados soltos, em pastagens e florestas nativas, tinham o pinhão no Inverno como alimento, além de frutas como o butiá, peras, maçãs.

O Presidente da Associação da raça Porco Moura, e também criador, Bernardo Fadel, diz que o animal pode levar até 1 ano para atingir o peso do abate, que é de cerca de 100 quilos (podendo chegar a 300 quilos quando adultos).

A Universidade Estadual de Ponta Grossa, junto com a Universidade Federal do Paraná, tem projeto de resgate da raça. O trabalho de conservação e multiplicação é realizado na Fazenda Escola Capão da Onça.

Cada vez mais a carne do Porco Moura vem sendo valorizada pelos chefs de cozinha e açougues gourmets. Entendidos no assunto afirmam que a qualidade está no alto nível de marmoreio que é a gordura entremeada nas fibras musculares, tornando o prato mais macio e saboroso.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.