Páscoa. Momento das pêssancas

No fim do século 19, muitos ucranianos fugiram do país que estava dividido pelo domínio dos czares russos e dos imperadores austro-húngaros. Grande parte veio ao Paraná, se estabelecendo em Curitiba, Prudentópolis, Mallet, Irati, Guarapuava, Ponta Grossa.

Apesar de serem hoje brasileiros natos, os descendentes de ucranianos procuram manter as tradições de seu país. Destacam-se as danças folclóricas, músicas, pêssancas, pierogi, cracóvia.

A cracóvia é um embutido feito com carne de porco (lombo ou pernil), temperado com alho, pimenta e sal, que surgiu em 1960 em Prudentópolis.  O pierogi  é comida típica ucraniana, pastel adocicado recheado de ricota. Quanto às danças e músicas, são difundidas por grupos folclóricos de Curitiba e Prudentópolis – e fazem sucesso por onde atuam.

Páscoa, pêssancas

Estamos chegando na Páscoa e talvez a maior tradição ucraniana sejam as pêssancas, ovos decorados e pintados a mão, de rara beleza. Essa tradição manda que esses ovos sejam feitos na última semana da Quaresma e, no domingo de Páscoa, sejam levadas à igreja, onde são abençoados e presenteados aos amigos.

As pêssancas podem ter vários significados, como sinal de amor, ou como uma espécie de talismã ou amuleto.

Em Guarapuava, de 1 a 17 de abril está aberta a Exposição Ucraniana no Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro, ao lado da Catedral, de segunda a sexta, das 7h30 às 12h e das 13h às 17h30. Lá, a educadora Maria Rosa Pastuch trabalha com o artesanato ucraniano como um hobby, principalmente na arte de escrever as pêssancas. “É uma arte tradicional ucraniana, ovo colorido/escrito à mão, de origem eslava. Sua denominação vem do verbo pysaty (escrever) e simboliza a vida, saúde e a prosperidade. Os desenhos são símbolos que representam a materialização daquilo que desejamos ao próximo e suas cores transmitem os desejos do espírito”, diz.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.