Paulo Frontin, no centro de produção de fumo

APÓS A TEMPESTADE DO CORONAVÍRUS, UM ARCO-ÍRIS COM POTES DE OURO

A localidade, há pouco mais de 100 anos, era habitada por sertanejos e chamava-se Chapéu do Sol. Em 1886, com esse mesmo nome foi elevada à categoria de arraial.

Entre 1890 a 1895 chegaram na região imigrantes ucranianos e poloneses e até os dias atuais essas duas etnias mantem ali suas tradições culturais, manifestadas na gastronomia, religião, festas típicas, danças. Bem depois chegaram famílias de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, descendentes de italianos e alemães. Nessa época, já haviam tirado o chapéu do povoamento (mas não o sol), que passou a chamar-se Paulo Frontin. Em homenagem a André Gustavo Paulo de Frontin, considerado o patrono da Engenharia brasileira. Foi político, Senador, prefeito do então distrito federal e deputado federal.

 O município foi criado em 14 de novembro de 1951 e instalado em 14 de dezembro de 1952, desmembrado de Mallet.

Com área territorial de 370 km2, os agricultores plantam ali 16.500 hectares de soja, 2.380 de tabaco (fumo), 1.800 de feijão, 900 de milho, 900 de trigo, além de outras culturas como arroz, cevada, batata doce, frutas, erva-mate. As criações são de galinhas, bois e porcos. A produção leiteira é excepcional e muito boas as de mel e ovos.

Está no município um entreposto da Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus, que tem matriz na Lapa.

Toda a região na qual se encontra Paulo Frontin é grande produtora de fumo que, como se escreveu, ocupa ali uma área de 2.380 hectares e tem uma produção aproximada de 6.000 toneladas por safra. A cultura tem o estímulo e proteção da Cia. Souza Cruz.

No ano passado, o prefeito de Rio Azul, município circunvizinho, assumiu a presidência da Amprotabaco que congrega os fumicultores. Rodrigo Skalicz Solda tem como meta um maior combate ao contrabando de cigarros.  

Os cuidados com a plantação e colheita do fumo são constantes. O SindiTabaco e a Afubra promovem seguidos ciclos de conscientização sobre saúde e segurança do produtor e proteção de crianças e adolescentes.

Banhado pelo rio Iguaçu (o que significa pescarias e esportes náuticos), Paulo Frontin tem como grande atração as disputas de MotoCross, sediando no Motoclube etapas da Copa Pro Tork Integração de Velocross.

Está em construção, pela Prefeitura, o Centro de Idosos.  

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.