Quase todas as ruas sendo duplicadas em Londrina

Várias obras de duplicação estão sendo realizadas em Londrina, ao mesmo tempo, para melhorar a fluidez do trânsito e beneficiar moradores de todas as regiões da cidade. E dentro do projeto Arco Leste, para interligar as rodovias PR-445 a BR-369, a Prefeitura está executando o trecho 2. As obras compreendem trecho da Avenida dos Pioneiros até a rotatória da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Com investimentos de R$959.996,10, a obra iniciou no mês de abril e já foram executados 64,07% dos serviços previstos.

A duplicação de trecho da Avenida dos Pioneiros deve ser concluída em um prazo de 150 dias a contar do seu início, ou seja, em setembro. A implantação do Trecho 2 do Arco Leste conta com financiamento do Ministério das Cidades, por meio do Programa Pró-Transporte, somado a recursos próprios do Município.

Para o prefeito Marcelo Belinati, a UTFPR foi um grande vetor de desenvolvimento para a região leste, mais especificamente próximo à Avenida dos Pioneiros, onde está situada. “A partir dessa implantação a cidade cresceu muito, com novos empreendimentos, loteamentos e, com isso, criou-se um fluxo de veículos muito grande, o que tornou necessária a tomada de medidas de adequação no sistema viário, que esse projeto do Arco Leste vem resolver”, explicou.

Segundo João Verçosa, Secretário de Obras, o projeto do Arco Leste, composto por cinco lotes, complementa com intervenções pontuais trechos com vias já pavimentadas. “Ele aproveita a infraestrutura existente, com o objetivo de oferecer uma opção de acesso da PR-445 a BR-369, como houve na duplicação de parte da Avenida Waldemar Spranger até a Rua Bélgica, na Avenida das Américas, contornando parte do Parque Arthur Thomas. O Arco Leste prossegue até o Aeroporto, e a terceira etapa prevê uma pista que será construída atrás do aeroporto, no final da Avenida Salgado Filho, até a Robert Koch, contornando por trás do aeroporto. E, por dentro dos bairros, o arco segue até a região leste, para este trecho onde está sendo duplicada a Avenida dos Pioneiros, da Jamil Scaff até a rotatória da universidade. Na sequência, teremos o trecho 1, que abrange a transposição da linha férrea, a partir da UTFPR, até chegarmos na BR-369”, detalhou.

A Prefeitura também está desenvolvendo um projeto para duplicação de outro trecho da Avenida dos Pioneiros. O material, que está sendo desenvolvido pela Diretoria de Projetos da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP), abrange a área que vai da rotatória com a Jamil Scaff e vai até o acesso para a Avenida das Laranjeiras. Foi realizado o levantamento topográfico no local, que servirá como base para a elaboração do projeto da obra, e que futuramente será licitada pelo Município.

Para melhor atender o tráfego provocado pelo seu novo Centro de Distribuição, em Londrina, a empresa BRF está duplicando parte da Avenida Saul Elkind, com mais de quatro mil metros de extensão.  “Neste prolongamento da Saul, próximo à divisa com Ibiporã, houve esse incentivo do Município, promovendo a industrialização em nossa cidade. É algo que vai beneficiar a BRF, atendendo melhor toda a região sul, e Londrina, com uma grande obra, gerando empregos. E que está duplicando, dentro do seu projeto de instalação, esta face da Saul Elkind”, destacou.

Região Oeste

Outras vias importantes das demais regiões de Londrina também estão passando por obras de alargamento. A Avenida Prefeito Faria Lima teve sua duplicação dividida em dois lotes. O primeiro, que teve início em novembro de 2018, compreende o trecho que inicia na Rua Reverendo João Batista Ribeiro Neto e vai até a Rua Bento Munhoz da Rocha Neto. E o lote dois, que começou a ser executado no início do mês de julho, compreende 600 metros na área a partir da Rua Bento Munhoz da Rocha Neto até a Avenida Maringá.

Com base no cronograma do lote 1, a expectativa é que, nos próximos dias, seja liberado o acesso à Rua Colina Verde, perpendicular à Faria Lima, com a finalização de rotatória neste cruzamento. Dessa forma, será interditado o tráfego que interliga a Rua Flor-da-Primavera à Prefeito Faria Lima, para que os serviços possam avançar neste local.

Dentre outros serviços, a obra de duplicação nos dois lotes inclui terraplenagem, paisagismo, implementação de ciclovia, sinalização, pavimentação asfáltica, drenagem e outros. O lote 2 contempla também a construção de uma ponte, sobre o Ribeirão Bom Retiro.

Em relação à duplicação da Faria Lima, o primeiro trecho concluiu 57,60% da obra, com previsão de conclusão até o final do mês de setembro. O segundo trecho, que iniciou recentemente, está com o cronograma de execução dentro do prazo estabelecido, com previsão de término para março de 2020.

Região Sul

As ruas Aminthas de Barros, Antônio de Morais Barros e Senador Souza Naves também estão em obras para alargamento e duplicação. Os trabalhos começaram em novembro, pelo trecho da Souza Naves, e depois na Aminthas de Barros.

Para esta obra, foram executados muro de contenção, instalação de galeria pluvial para o sistema de drenagem, construção de meio fio, e agora ela deve entrar na etapa de pavimentação. Futuramente, uma rotatória será implementada onde fica o Monumento à Bíblia. O total de investimentos para esta duplicação é de R$ 3.133.324,50.

Futuras intervenções

Outras duplicações estão sendo estudadas pela Prefeitura, com o desenvolvimento de projetos funcionais e de execução. Na Avenida Guilherme de Almeida, a previsão é alargar parte da via, no trecho que compreende do Jardim Campos Elíseos até o União da Vitória 2. Ainda na região sul, a Avenida Europa deve ser prolongada até atender o Conjunto Vale Azul, sendo que o projeto foi finalizado e está na fase de orçamento. “A complementação da Avenida Europa, até chegar no Vale Azul, vai atender a uma antiga reivindicação da comunidade. E a duplicação da Guilherme de Almeida, partindo da antiga usina do Pavilon até chegar no União, com certeza irá melhorar muito o acesso para as milhares de famílias que moram nesta região da cidade”, citou Verçosa.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.