Quer um mergulho no começo da História do Brasil e de muitas belezas? Vá a Guaíra

Você pode designar Guaíra como “Portal do Pantanal Paranaense” ou “Capital do Livre-Comércio”. Na primeira hipótese, estará certo, nota 10, porque está ali um grande corredor de biodiversidade com mais de 200 ilhas, centenas de aves, peixes, aves, répteis, anfíbios. Agora, livre-comércio só por causa de Salta Del Guairá, logo ali, no Paraguai, porque Guaíra ainda aguarda a liberação para também ser uma Zona Franca.

O grande soco que a Economia guairense recebeu, especialmente em relação ao Turismo, foi com a construção da Usina de Itaipu , quando as águas do represamento acabaram com as maravilhosas Sete Quedas. Hoje, por conta disso, Guaíra é um dos municípios lindeiros, isto é, que recebem royalties da Itaipu Binacional.

Essa cidade que é portal do pantanal e aguarda ser livre-comércio está comemorando no dia 14 de novembro 68 anos de emancipação, o que ocorreu com a lei estadual de 14 de novembro de 1951, desmembramento de Foz do Iguaçu.

O prefeito atual é Heraldo Trento, sendo vice Valberto Paixão. Os vereadores desta Legislatura são: Ligia Lumi Tsukamoto, Sergio Arruda, João Batista Ilhéus, Gilmar Soares da Fonseca, Carlos Magno Paredes, Elza Aparecida Barbosa Romoda, Sandro Sabino Borges, Agnaldo da Silva Tadeu, Osvaldino de Oliveira, Alécio Moroni e Marlene Dallacosta.

Uma das grandes notícias que a localidade recebeu foi o início de operação comercial aérea, o que marca uma nova etapa no desenvolvimento econômico regional. Assim, reativava-se o aeroporto municipal Walter Martins de Oliveira.

Atrações

RIO PARANÁ

O Rio Paraná é o segundo maior rio sul-americano. Nasce na confluência de dois importantes rios brasileiros: o Rio Grande e Rio Paranaíba, entre os estados de Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Em seu percurso total, adquire uma extensão total de 4 880 quilômetros, o que lhe renderia o posto de sétimo rio mais extenso do mundo. É o trecho que ostenta o título de Maior Arquipélago da América do Sul, considerado o Portal do Pantanal Paranaense e constitui um corredor da biodiversidade com mais de 200 ilhas, centenas de espécies de animais vertebrados, aves, répteis e anfíbios, além de 170 espécies de peixes. Sendo muito procurado por pescadores amadores e profissionais, amantes da prática de esporte aquático, o Rio Paraná também encanta os visitantes que gostam de apreciar a paisagem local através de passeios de barco e momentos de lazer nas bancadas de areia que se formam durante o verão.

PARQUE NACIONAL DE ILHA GRANDE

Atrativos Naturais

O parque, com seus 78,875 ha de área, encampa todas as ilhas e ilhotas desde o Reservatório de Itaipu e a foz do rio Piquiri até a foz dos rios Amambai e Ivaí, no rio Paraná, dentre as quais as maiores são as ilhas Grande, Peruzzi, do Pavão e Bandeirantes. Constituído por mais de 250 ilhas e ilhotas, o parque é aberto gratuitamente ao público para visitas durante todos os dias da semana.

O parque, em diversos locais, possui prainhas, local de lazer, onde pode-se até nadar nas margens do Rio Paraná. Outra opção é o passeio de barco no Rio Paraná, passando por diversas localidades da Ilha Grande.

PONTE AYRTON SENNA

A Ponte Ayrton Senna é uma ponte sobre o Rio Paraná, localizada entre as cidades de Guaíra, no Paraná, e Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul. É também caminho para quem procura compras no Salto Del Guaíra (Paraguai). Sendo a única ponte no mundo em curva na parte central com tobogã, sua construção promoveu a integração das fronteiras agrícolas das regiões Norte e Centro-Oeste com a região Sul do país, que representam uma importante conexão estratégica em termos de logística e intermodalidade. Com extensão de 3.600 metros, é a maior ponte fluvial do Brasil. A ponte também é conhecida por ser limítrofe em outro sentido: abaixo da ponte localiza-se o lago de Itaipu e acima da ponte estão localizados o Parque Nacional Ilha Grande e o Rio Paraná em seu único trecho não represado.

Outras atrações

Guaíra tem sua área de pesca esportiva privilegiada pela transição do Rio Paraná com o Reservatório de Itaipu. As espécies de peixes de maior incidência nesta região são Dourados, Jaús, Pintados, Pacus, Piaparas e Piaus na região do rio Paraná e Corvinas, Tucunarés, Piaus, Barbados e Cachorras abaixo da ponte. O turismo cultural e histórico: Parque Guaíra: principal área verde de Guaíra. Museu Sete Quedas: possui um acervo que se destaca pelos espécimes de animais capturados na região, a arte indígena e objetos que comprovam a passagem dos espanhóis e portugueses por essas terras. Igreja de Pedra Nuestro Señor Del Perdón: capela Espanhola com pedras encaixadas que foi construída com pedras das Sete Quedas e seus vitrais argentinos. Cruzeiro das Américas: com seus mitos e suas lendas, uma área de lazer em forma de aldeia para eventos. Atelier do Frei Pacífico: artista plástico retrata as belezas da natureza e da cultura indígena em peças de madeira. Cine Teatro Sete Quedas: o prédio de 1905 hoje um espaço cultural. O trenzinho é o marco da primeira ferrovia do Oeste paranaense. Casa do Artesão: o visitante poderá adquirir peças de artesanato típico da região. Salto del Guayrá (Paraguai): abriga um enorme centro de compras. Na região destacam-se os passeios fluviais com direito a pesca amadora e profissional, além de uma parada na Lagoa Saraiva para mergulhar nas suas águas quentes e transparentes, passeio ecológico pelas trilhas da Ilha São Francisco, a qual é mantida pelo Frei Pacífico e safári fotográfico com registro da flora e da fauna.

História

Guaíra tem uma das mais vastas histórias brasileiras. O espaço aqui é curto, mas pode-se lembrar dos portugueses e espanhóis disputando o domínio da região, dos jesuítas, do caminho percorrido em 1525 por Aleixo Garcia e que deu origem ao Caminho do Peabiru. E mais: da fundação da Ciudad Real Del Guayrá e da Vila Rica do Espírito Santo, a primeira, com os jesuítas sendo destronados pelos bandeirantes. E ainda mais: do áureo período da erva-mate, com a Cia. Matte Larangeiras a trabalhar para o Império..

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.