Rede trifásica em todas as áreas rurais do Paraná

A Copel prossegue com o cronograma de obras do programa Paraná Trifásico, que vai ser concluído em 2025. A rede trifásica, no lugar da monofásica, nas áreas rurais do Paraná, vai substituir ativos da empresa que fizeram parte do plano de eletrificação do Paraná nos anos 1980 e agora precisam ser modernizados. No total, serão 25 mil quilômetros de rede trifásica protegida em todas as áreas rurais paranaenses. A meta para este ano é chegar a 2.500 quilômetros, apesar do momento de pandemia que vivemos. O investimento em 2020 chegará a R$ 210 milhões. Quando finalizado, em 2025, o programa terá investido R$ 2,1 bilhões em todo o Paraná – o maior volume de recursos da história da Copel na área de distribuição de energia.

A nova rede possui redundância de fornecimento e cabos protegidos que evitam interrupções por quedas de galhos ou outros objetos e intempéries. A meta do Paraná Trifásico é reduzir em pelo menos 30% o tempo de queda de energia, em conjunto com outros projetos que levarão equipamentos inteligentes às redes de energia.

A qualidade do fornecimento será sentida especialmente por consumidores que dependem de energia elétrica intensiva, como produtores de laticínios, suínos, aves, fumo e peixe. O reforço nas redes também será importante para a irrigação das lavouras e abastecimento de água pelos poços artesianos. Consequentemente, todos os moradores das áreas rurais saem ganhando com a melhor qualidade de distribuição de energia.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.