Santas Casas. Misericórdia é o seu nome. No Paraná são 7

“Santa Casa de Misericórdia”. O nome, por si só, é um alento para quem chega desesperado à procura de socorro, de quem tenha pena de sua condição de humildade e doença – muitas vezes como última esperança de ser atendido. No Brasil, através de parcerias com os Governos municipal, estadual e federal, as Santas Casas atendem mais de 54% da demanda do SUS – Sistema Único de Saúde

As primeiras Santas Casas no Brasil surgiram logo após o descobrimento e a primeira foi em Santos, em 1543. Depois, pela ordem, vieram as de Salvador em 1543 e do Rio de Janeiro em 1567. 

No país, elas também foram as responsáveis pela criação de alguns dos primeiros cursos de Medicina e Enfermagem, como foi o caso das fundadas na Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.

No mundo, a primeira Santa Casa foi inaugurada em Lisboa no dia 15 de agosto de 1498 – 2 anos antes do descobrimento do Brasil.

O Paraná possui 7 Santas Casas, a mais antiga sendo a de Curitiba (também o hospital mais antigo), inaugurada no dia 22 de maio de 1880. Depois veio a de Ponta Grossa em 1912, de Jacarezinho em 1914, Goioerê 1956, Paranavaí 1957 e Arapongas 1960.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.