Será que teremos em agosto a Festa Nacional do Feijão Preto?

APÓS A TEMPESTADE DO CORONAVÍRUS, UM ARCO-IRIS COM POTES DE OURO

O dia 12 de agosto é comemorativo do aniversário de emancipação política e administrativa de Prudentópolis. Em 2020 serão 114 anos, e uma extensa programação está antecipadamente elaborada, mas, com o coronavírus, já se prevê as suspensões de tudo. Afinal, a vida é que está em jogo e, em plena quarentena, não se pensa em festa. A não ser, é lógico, que de repente apareça uma vacina que seja a salvação de todos – e, daí, haja festa!

Para o dia 12, está programada a realização da XI Fenafep – Festa Nacional do Feijão Preto -, quando ocorre no Centro de Eventos Terra das Cachoeiras  a maior feijoada do Brasil, de acordo com o livro Guinness Book. O objetivo é promover e valorizar a agricultura familiar, a agroindústria, a cultura local, a gastronomia e impulsionar o turismo.  Prudentópolis é responsável pela produção de 40 das 350 mil toneladas de feijão preto produzidas no Brasil, isso significando 12% do feijão preto que vai para a mesa dos brasileiros.

O prato é preparado em uma panela de 12 toneladas, no qual é utilizada mais de meia tonelada de feijão, mil litros de água e 800 quilos de ingredientes como o lombinho, a costelinha defumada e a linguiça. A particularidade de seu preparo está na movimentação dos ingredientes dentro da panela, que é realizada com uma pá adaptada a uma escavadeira hidráulica.

Para agosto, ainda, dentro das comemorações dos 114 anos, estão programadas ainda a 7ª. Festa da Erva-Mate, a 30ª. Noite Ucraniana e a XI Semana da Comunidade Ucraniana.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.