Munhoz de Melo, um dos municípios do Paraná produtores de borracha

APÓS A TEMPESTADE DO CORONAVÍRUS, UM ARCO-IRIS COM POTES DE OURO

Importante commodity agrícola, a borracha natural é cultivada em 12 Estados brasileiros. Um deles é o Paraná, nas regiões norte e noroeste. A planta prefere solos argilosos e férteis, além de clima quente. E um dos municípios onde há agricultores se dedicando à borracha (látex coagulado) é Munhoz de Melo. Conforme dados do Ipardes, são 2 hectares plantados. Por esses dados, o município tem ainda 2.700 hectares dedicados à cana-de-açúcar, 4.005 ao milho, 5.000 ao soja, além de outras culturas, como mandioca, café, laranja. São expressivas também as criações de bovinos e galináceos, sendo muito expressiva a produção de leite (2.050 litros).

O Instituto Agronômico do Paraná – Iapar – dedica-se também à pesquisa da seringueira. Em Londrina tem viveiros de mudas. Sabe-se, por esses estudos, que ao final de 30 a 35 anos de fornecimento mensal de um produto florestal não madeireiro (látex), as árvores são abatidas para reforma da floresta e uso industrial da madeira (toras para processamento mecânico e galhos para a produção de energia). A madeira serrada é adequada para a indústria de móveis.

A borracha natural é estratégica para a economia global. A diversidade de sua aplicação industrial, essencial na manufatura de artefatos usados na indústria pneumática e automotora, aviões e tratores agrícolas, além de utilizada na fabricação de pisos industriais, luvas e materiais cirúrgicos, confere o elevado grau de importância econômica da heveicultura.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.