Teatro Municipal está em reformas em Tibagi

(da Redação, com informações da Prefeitura)

Continuam as obras de reforma do Teatro Municipal Tia Inália em Tibagi, com investimentos de mais de R$ 206 milhões do Ministério do Turismo. Nessa época de pandemia, em que são proibidas apresentações presenciais, seu fechamento não causa muito transtorno. E, assim, quando o coronavírus for embora (amaldiçoado por todos), os tibagianos terão à disposição uma bela casa de espetáculos e de programações culturais e sociais.

Entre os reparos feitos estão a mudança na entrada do local que será pelos fundos, evitando problemas de atenção do público. Também haverá modificações para melhorar a acessibilidade. Entradas especiais e banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais (PNE) serão construídos. Estão previstas ainda melhorias na cabine de controle de iluminação e sonorização.

O gerente do departamento de Cultura, Sidney Bielski, destaca que a reforma será muito positiva para o local. “O Teatro Tia Inália é um dos grandes espaços públicos culturais de nosso município e que marcou a vida de muitos tibagiano, que possuem uma memória ali. Esta revitalização o deixará ainda mais bonito e preparado para receber grandes espetáculos e continuar fazendo parte da vida e da lembrança de muitas pessoas”, diz.

O Teatro Municipal Tia Inalia foi inaugurado em 1997 com semana cultural que contou com apresentações culturais de talentos locais. Em 2007, passou a se chamar Tia Inália, homenagem a uma das maiores artistas e mobilizadoras da cultura em Tibagi. Ao longo de seus mais de vinte anos de história recebeu diversos eventos e também apresentação de artistas de renome nacional.
 

Aulas virtuais

Desde o dia 20 de abril os alunos das oficinas do Departamento de Cultura, vêm tendo aulas na modalidade classroom, forma como é chamado o ensino a distância. Essa foi a maneira adotada para que os estudante tenham acesso as atividades culturais, mesmo durante a prática do isolamento social.

Cada docente tem sua maneira de enviar as aulas. No caso da Escola Municipal de Dança (EMD), a coreógrafa Ana Karina Cruz grava as coreografias e também envia links e vídeos úteis para o desenvolvimento das dançarinas. O professor Álvaro Blan realiza as atividades via chamada de vídeo, e ao final da aula ele reúne dúvidas de seus alunos e faz vídeos individuais respondendo a todos os questionamentos. Todos os estudantes precisam comprovar que estão cumprindo as atividades enviadas, através do envio de fotos e vídeos para os professores, que realizam a avaliação e encaminham a correção com novas sugestões de aperfeiçoamento e refinamento das técnicas abordadas.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.