Tendência das carnes vegetais movimenta empresas do Paraná 

Tendência das carnes vegetais movimenta empresas do Paraná 
Hambúrguer da Frimesa

(da Redação)

Tendência de consumo mundial, os produtos à base de plantas, conhecidos como “plant-based”, também começam a ganhar popularidade nas prateleiras dos supermercados brasileiros.

A explicação para essa demanda é que o consumidor tem priorizado uma alimentação mais saudável e sustentável, mas sem deixar de consumir produtos de origem animal. Apenas reduziram e incluíram os “plant-based” no dia a dia.

Conforme a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), o lançamento global de produtos “plant-based” aumentou 40% entre 2015 e 2019, sendo que, na região das Américas do Sul e Central, o Brasil é o país que mais trouxe novidades durante esse período.

No Paraná

Em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), a JASMINE ALIMENTOS, empresa paranaense de produtos veganos e saudáveis, também entrou na esteira das carnes vegetais em 2020, com o lançamento do Vegetal Burger – um mix de soja, aveia, linhaça dourada e quinoa, que pode ser usado para preparar hambúrgueres, almôndegas e quibes.

“Há público para todos os tipos de produtos. A competitividade existe por conta do potencial de crescimento desse mercado”, diz Adriana Zanardo, nutricionista e consultora da Jasmine Alimentos.

Já a FRIMESA, que inaugurou recentemente o maior frigorífico de carnes suínas da América do Sul em Assis Chateaubriand, lançou um hambúrguer à base de proteína de soja, óleo vegetal, proteína de fava e de ervilha, amido de milho, extrato de levedura e extrato de alecrim. Também contém aromatizantes, corantes (beterraba, caramelo III e páprica), espessante metilcelulose e maltodextrina.

O produto possui 14g de proteínas, 5,2g de carboidratos, 1,4g de fibras, e 400mg de sódio. Não há gordura trans.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.