Tribunal Regional Eleitoral constrói usina de energia solar em Paranavaí

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, de uma maneira pioneira, está construindo uma usina fotovoltaica em Paranavaí, município do Estado com maior incidência de luz solar.

Trata-se do maior empreendimento desse porte em todo o país. Nenhum outro órgão de qualquer Poder, seja ele da esfera nacional, estadual ou municipal, implementou ação semelhante. O custo total da obra é de R$9.226.889,80 e a dotação orçamentária para a construção conta com recursos próprios e também advindos de emendas de metade da bancada parlamentar do Estado. A previsão de conclusão é para os próximos meses.

Todas as unidades da Justiça Eleitoral do Paraná consomem por mês 255 mil quilowatts/hora de energia e paga por isso, anualmente, pouco mais de três milhões de reais. A usina será equipada com 6.200 placas solares que produzirão 263 mil quilowatts/mês. Toda essa energia será repassada para uma usina da Copel, situada a apenas 800 metros da usina do TRE, que abaterá essa energia do consumo mensal do Tribunal. Com isso, em cerca de três anos o empreendimento estará pago e representará uma considerável economia para os cofres públicos, sem contar o fato de que fará uso de uma fonte de energia limpa e sustentável.

A prefeitura doou o terreno de aproximadamente 28 mil metros quadrados, nos fundos do Jardim São Jorge (próximo à subestação da Copel) para o Tribunal.

E essa pode ser apenas a primeira usina da cidade. O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) manifestou a intenção de também seguir o mesmo caminho do TRE e construir uma usina de energia solar em Paranavaí.A cidade, assim, poderá transformar-se na cidade pólo de energia solar.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.