Turismo religioso avança no Paraná

(AE NOTICIAS)

Em 2018, o Ano Estadual do Turismo Religioso, a Paraná Turismo criou uma comissão para conhecer e organizar o segmento no Estado. No início deste ano foi instituído o Grupo de Trabalho do Turismo Religioso, para trabalhar com as diferentes matrizes e tradições religiosas presentes no Estado. O segmento é o terceiro mais movimentado no Paraná, de acordo com um estudo feito pela Paraná Turismo em parceria com o Sebrae/PR.

O grupo atua em diferentes frentes, ajudando os municípios a fortalecer os roteiros, na formação dos profissionais que vão trabalhar no receptivo turístico e na organização das rotas religiosas, como a Rota do Rosário, que será toda sinalizada pela Paraná Turismo. “O objetivo é organizar e estruturar os nossos produtos do turismo religioso e os seus roteiros. É um dos segmentos que mais cresce no Paraná e que vai se intensificar ainda mais agora, com a retomada no pós-pandemia, dentro de um processo que busca valorizar o turismo regional”, ressalta Alessandra.

“Há uma preocupação em trabalhar com a interreligiosidade, incluindo não apenas o turismo católico e evangélico, como também as religiões de matrizes africana, indígena, oriental e ocidental. Temos a preocupação em atender todos os públicos e todas as fés dentro do Paraná”, salienta a turismóloga.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, disse que a construção do resort e o complexo religioso são importantes para desenvolver o turismo no Paraná e que o Governo do Estado tem o objetivo de fomentar o setor em todo o Estado. “É uma indústria que gera muitos empregos e que é vista como prioridade pela nossa gestão. O turismo gera empregos de qualidade com investimentos menores e preservação do meio ambiente”, destacou Nunes. “Com ações de desburocratização, como o Descomplica, o Estado dá à iniciativa privada mais segurança técnica e agilidade para que novos negócios sejam tirados do papel.

Além da Paraná Turismo, o grupo de trabalho também é formado pela Associação Interreligiosa de Educação (Assintec), Secretarias de Estado da Comunicação Social e da Cultura, Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Pastoral do Turismo da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-PR), Fecomércio, Sebrae/PR, Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná e representantes da Instância de Governança Regional (IGR), das rotas turísticas e dos municípios com atrativos religiosos.

O grupo também é responsável pela organização do Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que neste ano foi realizado de forma online.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.