Um padre estimulou a criação do município de Pitangueiras

APÓS A TEMPESTADE DO CORONAVÍRUS, UM ARCO-ÍRIS COM POTES DE OURO

Em 1942 Antonio Rodrigues Paes doou um alqueire de suas terras em Rolândia para a formação do patrimônio de Santo Antonio, administrado pela Igreja Católica. Em 1943, foi inaugurada a igreja de Santo Antonio. E uma pequena povoação começou a crescer.

O patrimônio foi elevado a distrito administrativo de Rolândia em 1954 já com o nome de Pitangueiras, por causa do rio Pitangueiras – e das muitas pitangueiras existentes.

O município foi criado em 1990 e instalado em 1993, desmembrado de Rolândia. O processo de emancipação foi estimulado pelo padre Cózimo Damiani.

Pitangueiras integra a Região Metropolitana de Londrina.

A área territorial é pequena, 124 km2, mas planta-se soja em 8.700 hectares, milho em 7.690, café em 420, além de cana-de-açúcar, mandioca, trigo, frutas. As criações são de galináceos, bovinos e suínos. A produção de ovos é explêndida e muito boas as de leite e casulos do bicho da seda.

Estão instaladas no município unidades das cooperativas Nova Produtiva e Cocamar.

No centro urbano, destaca-se por sua singeleza a igreja de Santo Antonio.

Uma grande atração não só local, mas de toda a região (e até do Estado) é o Por do Sol Parque Aquático, dotado de 6 piscinas, restaurante, área para camping, vários toboáguas, tobobóias, trilhas, espaço infantil, lanchonete, sorveteria, muito verde, cachoeiras.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.