Uma cooperativa da agricultura familiar que produz polpas

(da Redação, com informes da Prefeitura de Pitanga e da Coaprocor)

Há alguns dias o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social – de Pitanga recebeu a doação de 1.000 quilos de polpas de frutas produzidas pela Coaprocor – Cooperativa Agroindustrial de Produtores de Corumbataí do Sul. Ela reverte parte da produção em polpas de frutas que são distribuídas para os municípios colaboradores em proporção à quantidade de frutas produzidas, com o objetivo de auxiliar instituições e entidades que são beneficiadas com os produtos. Pitanga, através da Secretaria Municipal de Agricultura, realiza periodicamente a entrega de maracujás azedos produzidos através dos agricultores familiares, com incentivo do programa municipal que garante viabilização de mudas, assistência e encaminhamento da produção, além do fomento e geração de renda para a agricultura familiar.

A Coaprocor

A Coaprocor surgiu num momento difícil para a Economia de Corumbataí do Sul e toda a região. A geada de 1975 havia acabado com a cafeicultura, ceifando milhares de empregos e renda. Então a Aprocor – Associação dos Produtores – , com o apoio da Emater e da Prefeitura decidiram implantar no município, em 2000, a cultura do maracujá, devido ao baixo investimento inicial, disponibilidade de mão de obra e rápido retorno do investimento. Passou-se à fase da industrialização do produto.

Hoje, a COAPROCOR atende a mais de 700 fruticultores em 25 Municípios. Atua no mercado com venda de fruta in natura, polpas de frutas congeladas, sementes de frutas e folhas, além de insumos para o cooperado. Integrante da agricultura familiar. Para garantir uma produção saudável, há uma série de ações, como certificação orgânica, certificado sócio ambiental, certificação de orientações técnicas, dentre outras.

O maracujá foi o ponta-pé inicial e ainda é muito importante, mas atualmente a cooperativa produz uma série de polpas: abacaxi, abacaxi com extrato de hortelã, açaí, acerola, acerola com abacaxi, amora, cacau, cajá, caju, coco, cupuaçu, graviola, framboesa, frutas vermelhas, goiaba, kiwi, laranja, limão, mamão, mamão com laranja, melão, morango, pêssego, pitanga, uva, tangerina.

A Cooperativa conta com mais de 800 cooperados, abrangendo também os seguintes Municípios: Barbosa Ferraz, Nova Tebas, Iretama, Godoy Moreira, Arapuã, Quinta do Sol, Peabiru, Prudentópolis, Lidianopolis, Borrazópolis, Jandaia do Sul, além de outro fora da região, Reserva.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.