Xô, covid-19! O Cine Guanabara quer voltar a irradiar cultura em Loanda

Em 1958, no auge da prosperidade trazida pela cafeicultura, era inaugurado em Loanda o Cine Guanabara na Praça da República. Tinha capacidade para 1.390 pessoas e o aparelho de projeção era de 35 milímetros. As sessões aconteciam duas vezes por semana, com uma média anual de 72 sessões e 6.200 espectadores.

A monocultura cafeeira acabou e muita gente foi embora (a população só iria aumentar novamente com o advento da diversificação agrícola e da industrialização, com o pólo das torneiras). 

O cinema, para grandes platéias (vieram novas tecnologias audiovisuais) acabou e o Cine Guanabara fechou. Durante muitos anos o edifício era um “elefante branco” no centro da cidade.

Felizmente, com recursos federais, o Guanabara foi restaurado e transformado em teatro, com um moderno auditório. Isso veio incrementar as atividades culturais e sociais do município, tanto que quase tudo que acontece em Loanda tem como palco o antigo cinema: apresentações teatrais, shows, formaturas, reuniões, palestras e, inclusive, o festival regional de danças.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.