30 anos de uma beleza fantástica: o Parque Estadual do Guartelá

30 anos de uma beleza fantástica: o Parque Estadual do Guartelá
Foto: os cânions

(da Redação)

Está completando este ano 30 anos da criação de uma beleza estonteante do Paraná: o Parque Estadual do Guartelá, localizado em Tibagi. Está ali o cânion do rio Iapó, que é o 6º maior do mundo. É uma garganta formada pelo rio que para escavar rochas se aproveitou de falhas e fraturas geológicas. Tem uma extensão de 30 km e desníveis de até 450 metros.

O parque tem uma área de 798,97 hectares com uma biodiversidade própria dos campos gerais, região denominada no passado pelo naturalista francês Saint-Hilaire de “paraíso terrestre do Brasil”. Espécies como o logo-guará, a jaguatirica, o veado, o gavião-pombo e a capivara podem ser observadas ali. Há ainda atrações como a cachoeira da Ponte de Pedra, com aproximadamente 180 metros de altura, e o Córrego Pedregulho, com os Panelões do Sumidouro, verdadeiras banheiras de hidromassagem naturais.

Ao chegar em ao Parque os visitantes são orientados, por meio de palestras e projeção de um vídeo, sobre as trilhas e atividades possíveis de se desenvolver na unidade.

O horário de atendimento, a cargo do Instituto Água e Terra, é de 4ª. a domingo (e feriados) das 9 às 18 hs. Os horários-limites de chegadas no Centro de Recepção do Parque para a realização das trilhas, são: Trilha das Pinturas Rupestres até às 14 hs e Trilha Básica até às 16h30. As pessoas precisam estar no Centro até às 18 hs, horário de encerramento das atividades.

Na trilha completa do Canyon Guartelá é possível fazer uma caminhada exclusiva em trilhas que são restritas para somente 40 pessoas ao dia (20 pela manhã e 20 pela parte da tarde).

As banheiras de hidromassagem naturais
Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.