A última grande festa do Paraná foi em Sengés

APÓS A TEMPESTADE DO CORONAVÍRUS, UM ARCO-ÍRIS COM POTES DE OURO

Por ter sido realizada no começo de março (dia 5), quando o famigerado covid-19  ainda não espalhava o terrível mal para os brasileiros, uma das últimas grandes festas realizadas no Paraná, antes do coronavírus, aconteceu em Sengés. Dentro das comemorações dos 86 anos de emancipação do município, realizou-se a 12ª. Festa do Peão Boiadeiro. Com milhares de pessoas (aglomeramentos….), a festa, realização da Prefeitura, trouxe à cidade montarias profissionais e grandes shows de artistas do cenário sertanejo, fomentando a economia e o turismo.

O prefeito Nelson Pezinho dizia na época que “esse evento foi planejado com cuidado, de forma a presentear a cidade e nosso povo, além de fomentar novos negócios e divulgar o nosso potencial turístico”.

Além da presença das participantes do concurso Rainha do Rodeio, a rainha Yasmin Corrêa, a 1° princesa Camille Fernanda Ribeiro, e a 2° princesa, Amanda Letícia Souza, o evento contou com grandes shows de Cleber e Cauan, Fernando e Sorocaba, Michel Teló e Lauana Prado. Também se apresentaram o DJ Kaian, na boate da festa, e o cantor Thiaguinho Noronha no tradicional Lonão.

Foi talvez a grande alegria antes do coronavírus, mas a vida continua, ninguém morreu do mal na cidade e novos dias – e festas – virão. E, com eles, o prato típico da cidade, que é o arroz com frango (tudo preparado numa única panela com os temperos).

Belos locais para serem observados e curtidos também não faltam em Sengés, destacando-se as inúmeras cachoeiras (Véu da Noiva, do Navio, da Erva Doce, do Postinho, do Chuveirinho, do Corisco), o Poço do Encanto, o canyon de Jaguaricatú, o Mirante Vale do Corisco.

Trabalho

Mas não é só de festas, de passeios, de turismo, que vive Sengés. O município é grande produtor agropecuário. Conforme o Ipardes, são 1.300 hectares plantados com aveia, 1.680 com feijão, 2.600 com milho, 14.000 com soja, 2.000 com trigo, além de tangerina, laranja, criações de galináceos, bovinos, suínos e ovinos, produção excepcional de leite.

O parque industrial tem fábricas de móveis, madeiras, breu e terebentina, óxidos de ferro e outros pigmentos, papel e celulose. Destacam-se a Linea Paraná e a Sengés Papel e Celulose.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.