Dia do Professor, em plena pandemia

Em meio a pandemia do coronavírus, comemora-se o Dia do Professor em 15 de Outubro.

São homenageados os responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento, abrangendo um grupo de profissionais que trabalham desde a educação infantil até o ensino superior.

Atravessamos atualmente um dos momentos mais delicados em todos os setores da atividade humana, mas sem dúvida a falta de aulas presenciais, as escolas paradas, são prejuízos enormes para crianças, adolescentes, jovens, pais de alunos, professores, exatamente porque a educação, o ensino, o aprendizado, representam o futuro de uma cidade, de um Estado, de um país, da Humanidade.

A origem do Dia do Professor se deve ao fato de, na data de 15 de outubro de 1827, o imperador D. Pedro I ter instituído um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, com a instituição das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país. Além disso, o decreto estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores.

Condições essas que não melhoraram muito. O grande problema com relação ao exercício do professorado é a desvalorização da profissão, com baixos salários, precárias condições de trabalho e trabalho excessivo.  Outros fatores que atrapalham são a indisciplina dos alunos e a superlotação de salas de aula – muitas delas também em más condições de uso.

Há também o desejo de muitas famílias de que o professor eduque seus filhos, mas há uma diferença grande entre “educar” e “escolarizar”, sendo a educação responsabilidade dos pais e da família.

No Paraná

“O Governo do Estado tem uma série de ações em andamento para ampliar a estrutura das escolas que formam a rede pública de ensino. A intenção é sempre melhorar para que o aluno possa se concentrar apenas nas aulas, em aprender o que está sendo ensinado”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “E isso vale também para os professores, para que possam ficar focados somente nas questões pedagógicas”, acrescenta.

São muitas as edificações de novas escolas por todo o Estado, bem como as reformas. A mais recente dessas ações ocorre em Ibaiti. Lá, dois importantes colégios rurais do município vão, enfim, ganhar quadras cobertas. As obras colocam ponto final a uma espera de mais de 20 anos e resolvem problemas estruturais e pedagógicos dos centros de educação.

Somado, o investimento no Colégio Estadual de Campo Caetano Munhoz da Rocha e Colégio Estadual de Campo Affonso Martinez Albaladejo é de R$ 630 mil. Os espaços esportivos já poderão ser usados no retorno das aulas presenciais, ainda sem data definida por causa da pandemia do novo coronavírus.

Qualidade do ensino no Paraná está entre as melhores do Brasil

O Paraná registrou um grande salto na avaliação da qualidade do ensino público, conforme mostra o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado no mês passado. No Ensino Médio, a nota estadual teve a alta mais expressiva do Brasil, de 0,7.

Com o avanço histórico, o Estado saiu do sétimo para o quarto lugar no ranking de escolas públicas. Nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º), a nota da rede estadual também obteve o maior crescimento absoluto do País (0,5), pulando do sétimo para o terceiro lugar na classificação nacional.

O Ideb de 2019 mostrou que colégios de 90% dos municípios do Paraná alcançaram alta no desempenho de alunos do Ensino Médio. Das 399 cidades do Estado, houve evolução em 359 cidades. Destas, 336 (80%) atingiram a meta estipulada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A qualidade do ensino evoluiu também entre os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Houve alta em 336 municípios, e 140 atingiram a meta projetada.

Os dados apontam outro avanço: houve redução da diferença da nota entre o ensino privado e o ensino público. No Ensino Médio, a queda foi de 2,2 para 2,0 pontos e nos anos finais do Fundamental foi de 2,1 para 1,6 ponto. No primeiro caso, o número ultrapassou a rede privada em 0,4 ponto.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.