Faz 50 anos que era publicado o livro “A Guerra do Café Solúvel”

Está fazendo 50 anos agora em 2020 que o jornalista, professor e economista (depois também deputado federal) Hélio Duque lançava o livro “A Guerra do Café Solúvel”, hoje com exemplares ainda encontrados nos sebos brasileiros.

A obra conta a guerra travada entre o Brasil e os Estados Unidos em relação à industrialização do café em solúvel. Foi uma verdadeira “guerra”, que começou com as grandes dificuldades que o empresário Horácio Sabino Coimbra teve para adquirir os equipamentos para a fábrica que montava em Londrina, a Cia. Cacique de Café Solúvel. E, depois, com a exigência norte-americana de que o produto fosse onerado com imposto, para não prejudicar as indústrias de lá – com o governo brasileiro sendo compelido à taxação. 

Com sua habilidade de negociador, Horácio Coimbra fez parceria com os industriais americanos, que se tornaram importadores a granel do café solúvel paranaense. Enquanto isso, abria caminho para exportações à Rússia, tendo Pelé como garoto propaganda…

Hélio Duque nasceu em Andaraí, na Bahia em 30 de maio de 1942. Licenciou-se em História pela Universidade Estadual de Londrina – UEL – e diplomou´se em Economia pela Unesp em Rio Claro. Foi professor de Economia na Uel. Elegeu-se Deputado Federal.  Recentemente, trabalhou pela candidatura do Senador Álvaro Dias a Presidente da República.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.