Jataizinho comemora 72 anos de emancipação, mas tem uma história que chega aos 164 anos

Jataizinho integra a Região Metropolitana de Londrina e tem uma das mais ricas histórias do Paraná. Ela teve início como redução jesuítica espanhola, que foi extinta pelos bandeirantes, mas muitos moradores permaneceram no local para a exploração de diamantes no rio Tibagi, isso no século XVII.

Depois, foi Colônia Militar, criada por Decreto Imperial de 2 de janeiro de 1851 assinado por D. Pedro II, por influência do Barão de Antonina. O local era ponto estratégico em relação ao resguardo de fronteiras com os países vizinhos e rota comercial ligando a província do Paraná ao Mato Grosso.

Jataizinho também foi Aldeamento Indígena, com a criação, em 1855, do Aldeamento São Pedro de Alcântara. A população era constituída por nativos Kaingang (Coroados) e Kayoá, brancos, negros (escravos). A construção e direção do aldeamento ficaram a cargo de Frei Timóteo de Castelnuevo até o seu falecimento em 1.895.

A história prossegue com a criação da Freguesia de Itajaí, sob invocação de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, pela lei 333 de 12 de abril de 1872. D. Pedro II e a Princesa Isabel visitaram o local e presentearam-no com alguns sinos que apresentam o brasão da Coroa Portuguesa e uma imagem de Nossa Senhora Imaculada Conceição banhada em ouro. Destaque-se que a Colônia Militar teve muita importância para o Império quanto ao envio de tropas e armas para a Guerra do Paraguai, que ocorreu entre 1864 e 1870.

A primeira emancipação de Jataizinho ocorreu em 1929, tornando-se Comarca em 1932. Nessa época Londrina era apenas uma vila de Jatai.

Em virtude de desentendimentos políticos, porém, a localidade perderia tanto o município como a Comarca para Cornélio Procópio. A emancipação política definitiva aconteceu em 10 de outubro de 1947, pela Lei Estadual 02. A instalação solene ocorreu no dia 8 de dezembro do mesmo ano.

O nome Jatai é devido as abelhas que tinham esse nome por causa dos índios Kaingang. Elas produzem um mel de excelente qualidade.

Produção

Conforme o Ipardes, Jataizinho produz milho em 5.205 hectares, soja em 8.170, trigo em 4.360 e laranja em 83 (o cultivo é estimulado por causa da indústria de sucos implantada na vizinha Uraí pela cooperativa Integrada).  São importantes também as criações de aves e bovinos.  

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.