Manfrinópolis, por causa de Moisés Manfrim

APÓS A TEMPESTADE DO CORONAVÍRUS, UM ARCO-ÍRIS COM POTES DE OURO

O madeireiro Moisés Manfrim, figura de destaque nos primórdios do povoamento, acabou tendo uma bela homenagem dos seus concidadãos: ganhou uma cidade. Ou, por outra, ganhou o NOME de uma cidade: MANFRINÓPOLIS, que significa “Cidade de Manfrim”.

A localidade experimentou, na sua colonização, o episódio da Revolta do Contestado, guerra entre o Paraná e Santa Catarina que aconteceu de 1912 a 1916 e, depois , a Revolta dos Posseiros, época de violentos conflitos entre colonos e posseiros, que culminou em 1957.

Com tudo isso, o povoado foi crescendo, especialmente com a chegada de gaúchos e catarinenses por volta de 1956.

Manfrinópolis tornou-se município, desmembrado de Salgado Filho, no dia 21 de dezembro de 1995 e,portanto, comemorará 25 anos de liberdade política e administrativa no final de 2020.

Se o coronavírus permitir, talvez tenhamos festa…

Com área territorial de 216 km2, o município planta milho em 900 hectares, soja em 600, além de outras culturas como mandioca, feijão, trigo, aveia, batata doce, uva, laranja. As criações são de galináceos e bovinos. É excelente a produção de leite e muito boa a de ovos.

A grande promoção anual é a Festa de São Cristóvão, que é o padroeiro. A cidade toda se engalana e vem gente até de outras localidades para participar de desfile  e bênção de carros, bingo, churrasco no Centro Comunitário. Será que teremos neste ano, no dia 25 de Julho, com essa pandemia?

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.