Nem tudo é flor em Uniflor, mas ela continua importante

Município chega aos 58 anos de emancipação política e administrativa

Por causa de uma flor encontrada  pelos primeiros colonizadoras, perto do rio Paranapanema, Uniflor ganhou esse nome e no brazão da cidade ela está lá: uma flor de Liz.

O município está chegando ao 58º aniversário de fundação, criado que foi pela lei estadual 2338, de 25  de janeiro de 1961, com instalação no dia 15 de novembro do mesmo ano, desmembrado de Nova Esperança.

E, prosseguindo com a história de flores, um grande produtor distribui para todo o país, de lá, diversos tipos de flores – garantindo muitos empregos para os uniflorenses. Mais de 60% dos crisântemos produzidos no Paraná são oriundos de Uniflor.

O município, segundo o Ipardes,de apesar de sua pequena área territorial (94,963 km 2), planta cana-de-açúcar em 2.391 hectares, milho em 2.240, soja em 2.650. São as culturas mais importantes, além de laranjas em 116 hectares. Maiores criações são de frangos e bovinos. Maiores produtos de origem animal: leite e casulos do bicho da seda.

História

Estendendo sua ação colonizadora, a Companhia de Terras Norte do Paraná avançou, abrindo na mata enorme picada desde a Vila Capelinha até o rio Paranapanema. Situado a alguns quilômetros da Vila Capelinha escolheram um local para fundação de uma nova vila e deram o nome de “Patrimônio Uniflor”.

Em 1950, as terras uniflorenses já estavam divididas e, em outubro deste mesmo ano, chegou o primeiro morador que iniciou o desbravamento e construiu a primeira casa, dando que iniciou-a o povoamento.

O distrito de Uniflor foi criado em 29 de maio de 1954, anexado ao município de Nova Esperança, e foi emancipado através da Lei Estadual n° 4.338, de 25 de janeiro de 1961. Sua instalação ocorreu em 15 de novembro de 1961, sendo desmembrado de Nova Esperança.

Prefeito, vice, vereadores

O prefeito atual é Alan Rogério Petenazzi, tendo por vice Paulo Mochi. Os vereadores são: Irene de Alencar Nunes, Vania Aparecida da Silva, Pedro Carlos Ferreira de Melo, Lairton Domingos Risso, Valdeci Bezerra dos Anjos, José Carlos da Silva, Elaine Nunes Franzoni, Maycon Rodrigo Rodrigues de Souza e João Ferreira Leite.

Rios

Uniflor é abençoado pela presença de dois importantes rios, que são o Pirapó e o gigante Paranapanema. Então, meus amigos: um paraíso para esportes náuticos, natação, pescaria. O Pirapó tem 10 quilômetros passando pelo município e, recentemente, mais uma ação foi registrada ali: a soltura de filhotes de peixes nativos, pacus, piaparas, curimbas, piaus, além de plantio de mudas nativas.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.