Perobal até 1950 era mata fechada

APÓS A TEMPESTADE DO CORONAVÍRUS, UM ARCO-ÍRIS COM POTES DE OURO

Até 1950 toda a área onde está hoje o município de Perobal era coberta de mata fechada, sobressaindo-se as perobeiras.

O café trouxe os primeiros colonizadores e impulsionou o desenvolvimento.

Já em 1961, já com a denominação de Perobal, o local foi transformado em distrito de Umuarama. O município foi criado em 30 de dezembro de 1993, desmembrado de Umuarama e instalado no dia 1 de janeiro de 1997.

As comemorações do aniversário sempre são realizadas nos dias 29 de abril, com exceção deste ano do coronavírus, data do 23º ano de liberdade política e administrativa.

Com área territorial de 408 km2, Perobal tem 15.700 hectares plantados com soja, 4.500 com milho, 922 com mandioca, além de outras culturas como trigo, café, frutas. As criações são de galináceos, bovinos e suínos. A produção de leite é das mais destacadas do Paraná, havendo promoções de estímulo ao setor, o torneio leiteiro da Aliança do Leite, com shows artísticos, exposições, palestras técnicas. Visa-se divulgar as potencialidades do município.

A Economia sofreu um duro golpe há alguns anos com o fechamento de uma usina de açúcar e álcool, que nasceu como Cooperbal – Cooperativa dos Produtores de Alcool e açúcar de Perobal e depois foi vendida para a Sabarálcool até ser desativada. Há esperanças de que as máquinas voltem a funcionar.

Está em construção na cidade o novo Terminal Rodoviário, que vai beneficiar os perobalenses.

Banham o município os rios Goioerê e Xambrê, ambos afluentes do rio Piquiri.

No centro urbano, destaca-se a igreja da paróquia São Pedro, integrante da Diocese de Umuarama.  

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.