Presidente Castelo Branco chega aos 65 anos e já foi Iroí

Presidente Castelo Branco está chegando aos 65 anos de emancipação política e administrativa, graças à lei 4.992 de 29 de novembro de 1964. Para que isso acontecesse, foram retiradas áreas de 5 outros municípios, fato inédito na história paranaense: Atalaia, Mandaguaçu, Nova Esperança, São Jorge do Ivaí e Floraí.

Com área territorial de 155,7 km2, Presidente Castelo Branco é grande produtor de cana-de-açúcar, plantando a cultura em área de 5.163 hectares. Outras culturas importantes são as de milho, em área de 1.300 hectares, mandioca em 183, soja em 1.760 e laranja em 250. Produtos de origem animal: casulos do bicho da seda, leite e ovos. Criações: frangos, bovinos e ovinos.

A prefeita é Gisele Petila Faccin Gui, sendo vice Luiz Trolez.

História

Texto da Prefeitura

 A colonização do município de Presidente Castelo Branco se deve à Companhia de Melhoramentos Norte do Paraná em meados do século XX. Sua formação e desenvolvimento estão intrinsecamente associados ao ciclo da expansão cafeeira do Estado do Paraná.

Mais tarde, as plantações de café foram gradativamente sendo substituídas pelas lavouras de milho, trigo, soja e algodão.

Com a denominação de Iroí, foi criado como distrito pela Lei Municipal nº53, de 16 de março de 1954, anexado ao município de Nova Esperança.

O município foi criado através da Lei Estadual nº 4.992, de 21 de dezembro de 1964, e instalado em 29 de novembro de 1965, foi desmembrado de Nova Esperança, e também alterou seu nome de Iroí para Presidente Castelo Branco, em homenagem ao presidente Humberto Castelo Branco.

Centro Cultural

Grande atração da cidade, o Centro Cultural é estimulador das atividades culturais, movimentando o ballet, apresentações, cursos, shows.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.