TCP se afirma como o maior terminal de contêineres do Brasil

Paranaguá está ganhando o maior terminal de contêineres do Brasil, graças a investimentos de 2,5 bilhões de reais no Terminal de Contêineres de Paranaguá – TCP -, que, desde março de 2018, integra o portfólio da China Merchants Port Holding Company – CM Port -, o maior operador de portos públicos da China. De acordo com comunicado da Portos do Paraná, a empresa pretende instalar um parque logístico com capacidade para atender 200 caminhões ao mesmo tempo, linhas férreas, um novo pátio de automóveis, um armazém de 20 mil metros quadrados e um novo terminal de fertilizantes.

 Atualmente, as operações e investimentos da empresa se estendem pelas áreas costeiras em Hong Kong, Taiwan, Shenzhen, Ningbo, Shanghai, Qingdao, Tianjin, Dailian, Zhangzhou, Zhanjiang e Shantou. A empresa também vem ampliando sua presença no Sul da Ásia, na África, no Mediterrâneo e na Austrália.

O portfólio global de portos da CMPort abrange 6 continentes, 26 países e regiões e 50 portos. Em 2019 a CMPort movimentou 110 milhões de TEUs.

Cargas complexas

O Terminal de Contêineres de Paranaguá movimenta a mais diversificada linha de cargas. Algumas operações são complexas, como ocorreu recentemente com a movimentação da carga do projeto da nova indústria (Projeto Puma II) em Ortigueira da Klabin.

Ao todo, foram 22 peças provenientes da Finlândia com pesos variando entre 2.600 a 22.500 quilos. A operação, que incluiu a descarga, o transporte e a armazenagem das peças, teve duração de aproximadamente 13 horas.

 “A TCP Log fez todo o planejamento prévio, desenhando e simulando toda a operação para que não houvesse nenhum imprevisto. Além do nosso planejamento rigoroso, seguimos service level agreements (SLAs) que são previamente alinhados caso a caso e, ao final de cada execução, comprovamos nossa eficiência por meio dos indicadores”, explica o vice-diretor Comercial da TCP, Thomas Limas. Durante o processo de transbordo do navio para o cais, foram aplicados os guindastes de bordo e equipamentos próprios da TCP: dois guindastes MHC com capacidade de 100 toneladas e dois reach stackers. Já o transporte até o armazém foi realizado com carretas especiais, da frota própria do terminal, que têm capacidade para transportar cargas com excesso de dimensão e peso acima de 90 toneladas.

Em março de 2020, o portfólio global de portos da CMPort abrangia 6 continentes, 26 países e regiões e 50 portos. Em 2019 a CMPort movimentou 110 milhões de TEUs.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.