Bandeirantes, aos 85 anos, continua fazendo História

Bandeirantes já teve muitas histórias e continua a fazê-las. A cidade sediou um time de futebol muito forte, que era o União Bandeirante F.C., mantido pela família Meneghel, dona da Usiban – Usina de Açúcar e Alcool Bandeirantes S.A. Na década de 50 abrigou o hotel Termas Yara, com capacidade para receber 200 hóspedes, com cassino, piscinas termais, até local de pouso para pequenos aviões.

O time fechou, as ruínas do Yara, a 10 km do centro, machucam. Um belo edifício daquele, sem ser utilizado… Poderia e deveria ser restaurado, para o bem do turismo bandeirantino.

A cidade, porém,  chega aos 85 anos de emancipação (de Jacarezinho) no dia 14 de novembro e mostra vitalidade econômica. A Usiban continua produzindo açúcar e álcool (em 2018 a empresa colheu cana em cerca de 10.000 hectares, esmagando mais de 1 milhão de toneladas).  A Faculdade de Agronomia, que foi um presente dos Meneghel à cidade, hoje integra a Universidade Estadual do Norte do Paraná.

A produção agropecuária, pelos dados do Ipardes, é muito expressiva, graças às terras vermelhas do Norte do Paraná. São plantadas cana-de-açúcar em 8.455 hectares, milho em 10.320, soja em 18.240, trigo em 5.960… Nas culturas permanentes, os destaques são para o café, laranja, maracujá e uva. Produtos de origem animal: leite, mel de abelha, ovos.

Prefeito, vice, vereadores

O prefeito atual é Lino Martins, sendo vice Luiz Carmelo Comagno. Os vereadores da atual Legislatura: Carlos Roberto Ferreira Basto, José Carlos Martins, José Fernandes da Silva, Luiz r Teodoro Ribeiro, Manoel Affonso Pirolla Vieira, Raphael Ciryaco Gomes Chagas, Daniel Gustavo Silva, Antonio Carlos Demicio, Jaelson Ramello Malta, Luiz Gustavo Onofre, Monica Aparecida Tavaves Moskado, Sonia Regina Zambone e Tatiani Pereira Sabaini Azevedo.

Atrações

Bandeirantes tem muitas atrações interessantes. A começar, sedia dois santuários? O de Santa Terezinha do Menino Jesus e da Sagrada Face  (igreja Matriz) e de São Miguel Arcanjo (matéria em outro local deste site). A cidade está na rota dos encontros off-road. Tem um castelo, no centro, que produz vinhos, inclusive sem álcool – é a Vinícola La Dorni. Tem o Parque do Povo, local central de lazer, com lagos, equipamentos de lazer e esportes, parqeu infantil, pista de skate, cancha de bocha, campo de futebol, pista de caminhadas. Nas 5as. feiras é realizada ali a Feira da Lua.

E tem também, sempre em julho, a Festa do Milho Verde, quando todas as igrejas católicas se reúnem em prol de arrecadação beneficente. Este ano houve a 20ª. edição, de 5 a 7 de julho e também de 12 a 14 de julho. Tem de tudo que você possa imaginar tendo por ingrediente o milho: pamonhas, curau, bolos, doces, tortas, cuscuz, sucos, sopa, bolinhos, milho verde cozido.   

No Turismo, mais do que competição e moda, praticar off road é um estilo de vida baseado em aventura, tendo principalmente muita tração nas quatro rodas, seja de jipe, pick-ups, gaiolas ou rural e ainda cultivar o espírito de equipe, companheirismo, bom humor, preservar e apreciar a natureza. O evento conta com apoio da Prefeitura de Bandeirantes e Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo. Para o secretário da Indústria, Comércio e Turismo, o encontro off road é um dos eventos associados ao turismo rural, onde os participantes conhecem lugares novos e caminhos alternativos naturais da região. “Este evento reuniu dezenas de pessoas da região norte do Paraná e Sul de São Paulo, onde o Município passa a entrar na rota destes grupos adeptos à aventura, emoção e preservação da natureza”, destaca.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.